Escola/Creche aberta

Postado em

Eu sei, estou sumida, sumidíssima. Mas a vida na Europa parece fácil, mas não e tão moleza assim. Ser mãe de uma bebe e um pré adolescente, com marido dedicado, mas focado no doutorado, não e mole não. Lavar, passar, faxinar, cozinhar e todo esse bla bla bla que toda dona de casa conhece, sem mãe, vo, titia e vizinhos, esta brabo. Cheguei num ponto de bagunça, que comprei meias novas pro Micael, por não achar as meias pra ele ir à escola. Ainda bem que aqui tem h e m e e bem baratinho.
Mas graças a Deus, os amigos ajudam e MUITO.
Essa semana, eu estava perdida, sem saber por onde começar a arrumar a casa. Então umas amigas fizeram um mutirão e vieram ajudar a arrumar e tomar conta da neném. Minha casa parecia aquelas daquele programa de tv, acumuladores, sabem? então…nesse nível. As Migas chegaram feito furacão irma, categoria 5, arrumando tudo. Até parte da mudança já conseguimos adiantar. Alivio me define. Como é bom ficar em casa com cheirinho de limpeza. Agora já até tenho animo para parar e escrever.

Bem, voltando ao assunto do post….
Nicole nasceu, fazem exatos 8 meses e nos primeiros meses, passei dia e noite com ela no colo, skin to skin, curtindo cada chamego. Do quarto ao sexto mês, conseguimos passear bastante…viajamos, recebemos visita, enfim,  correria normal de férias.

Em agosto a vida voltou a rotina.

Micael voltou suas atividades normais, escola e basquete, e marido, a faculdade.

Ficamos, eu e a neném, em casa, ajustando nossa nova vidinha.

Como eu não consigo ficar em casa o dia todo, fui me informar do que fazer com a neném.

A academia com ginastica para bebes fica longe para ir de ônibus, e eu estava sem carro. Então a pediatra dela recomendou a escolinha aberta.
A escola aberta e uma escola de mais ou menos uns 4 cômodos, com brinquedos apropriados para a idade.
Funciona de segunda a quinta e e para crianças de 0 a 5 anos. As crianças podem frequentar quando quiserem, e pelo tempo que quiserem, mas um responsável deve ficar junto.
Para frequentar e só chegar. Não precisa fazer matricula, nada. Simples assim. Ficam duas professoras lá. Que são uns amores. E que olham o bebe, caso o responsável ir ao banheiro ou tomar um café. La tem uma mesa com fika, café, torradas, queijos e frutas, pago, mas barato.
Sempre vejo muitos papais, não só mamães, já que que os papais aqui têm licença paternidade longa. Pais e mães tem 480 dias de licença para dividirem entre eles.
Cada escola tem seu horário, depende do bairro. No meu bairro, nas quartas feiras, e só pra bebes. De o a 12 meses.
Eu posso frequentar as escolas dos outros bairros também.
Todos os dias as 10:30 tem o horário da musiquinha.Vamos para a sala do tapetão azul, sentamos em roda, papais e bebes e cantamos juntos com as professoras, que usam fantoches e cantam cantigas tradicionais suecas. Tem dona aranha, se você está feliz…e etc.

Tenho ido toda quarta feira e tem sido ótimo. Conheço outras mamães e Nicole ama brincar com os outros bebes.

Pareço mãe de primeira viagem, choro todo dia na hora da musiquinha. Não consigo conter a emoção de viver esses momentos tão inesquecíveis com a minha filha. Serão dias guardados com carinho par sempre na memória.

Quando eu tiver mais um tempinho volto para contar mais de como e a vida com bebe na Suécia! E da loucura, que e vestir o bebe com tantas camadas de roupas para sair no frio!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s