Dalahäst

Postado em

19d0f9b7-2849-4bac-bf28-7ead53fe747a

Toda vez que viajo,  gosto de trazer um souvenir do lugar como lembrança. Geralmente compro uma miniatura de um castelo visitado, monumento ou trago pedrinhas, caso seja uma viagem de praias e trilhas, .

Fui conhecer Estocolmo no ano passado e queria um simbolo sueco pra guardar de recordação. Então fui nas lojinhas de souvenir e em todas elas tinha esse cavalinho fofo. Comprei um pra minha coleção e fui atras e saber da historia dele.

O Dalahast(Dala- Abreviação da cidade de Dalarna e Hast – Cavalo em Sueco) é um dos Símbolos mais conhecidos daqui. Segue a historia dos queridos cavalinhos.

Os Suecos amam e admiram os cavalos dede 4 mil  anos atras, quando eles começaram a ser importados pra ca. Eles eram temidos e por isso, domesticados. Eram sinônimo de forca e coragem.

Mas a fama do Dalahast começou por volta do seculo 17, quando os caçadores passavam o longo inverno fora de casa, no meio das florestas, e para passar o tempo, talhavam os cavalinhos na madeira. Quando retornavam para casa, levavam para as crianças que ficavam nos vilarejos.

Mais tarde, os cavalinhos começaram a ser pintados com as cores fortes, tons das das flores locais na primavera.

Algum tempo depois, os cavalinhos começaram a se tornar valiosos e servir como mercadoria de troca pelos navegadores e como sustento pra muitas famílias pobres.

Ate mesmo as crianças, aprendiam a talhar os cavalos desde cedo, para ajudar no orçamento da família.

Existe uma família, que começou o negocio dos cavalinhos em 1928, e ate hoje seus neto e tataranetos, continuam com a fabricação.

A fabrica deles fica em Dalarna, onde se deu a origem dos cavalos.

Mas os cavalos foram ficar famosos mundialmente, quando em 1939, em uma exposição em Nova York, no pavilhão da Suécia, fizeram um Dalahast bem grande pra enfeitar a entrada. Acabou sendo a sensação dos visitantes. Logo apos a feira, foram encomendados mais de 20mil cavalinhos para os EUA.

E assim o Dalahast tornou-se o ícone da Suécia.

4d0d3c516ccbd476b0cc1874368b1540
Dalahast gigante em Dalarna

 

Anúncios

Um comentário em “Dalahäst

    pitacodelas disse:
    3 de março de 2016 às 00:06

    Amei a história!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s