Natal Sueco, por Vilma Alencar

Postado em

 

“Decoração

 

          O Natal é o segundo maior feriado nacional na Suécia, depois do midsommar (solstício de verão), tendo direito até a um segundo dia de natal, o dia 26 de dezembro também é feriado. As comemorações começam um mês antes do natal, quando a decoração é colocada. Como os meses de novembro e dezembro são os mais escuros do ano a decoração tem muita luz, mas nada dos pisca-piscas superdoloridos que vemos no Brasil, a preferência aqui é pelo branco, nas janelas são colocados candelabros com 7 velas elétricas chamados de adventsljusstake e lembra o candelabro judaico, mas sem nenhuma relação religiosa. As janelas também são ornamentadas com estrelas, guirlandas ou corações luminosos, é importante que as luzes sejam vistas da rua, até para iluminar o caminho dos passantes.

          Contar o tempo que falta pro natal é outra tradição forte por aqui, o calendário do advento (adventskalender) existe em várias formas, para as crianças existe os calendários com doces, em que a cada dia a criança vai abrir uma janelinha e encontrar um chocolate,. Pode ser um pedacinho de uma história a cada dia, pode ser um jogo de loteria, até bijuteria para quem quer investir num calendário fashion se encontra, o importante é contar os 24 dias do início de dezembro até a chegada do Papai Noel (Tomte – que aqui é um gnomo). Ainda nessa contagem do tempo temos as quatro velas do advento, que são bem decoradas e contam os domingos do advento, a ideia é acender uma vela durante o jantar de domingo nos quatro domingos que precedem o natal, de forma que a primeira vela vai estar quase que completamente gasta no último domingo.

          Embora as árvores sintéticas também existam por aqui, a grande maioria opta por uma árvore natural, e como elas não tem a mesma durabilidade a árvore geralmente é montada na semana do natal, além das tradicionais bolinhas douradas, vermelhas ou prateadas, os corações são símbolos tradicionais do natal, assim como bodinhos feitos de palha (Julbock), na tradição viking eram os bodes que traziam presentes nessa época do ano, muito antes do papai Noel e do cristianismo.

          Outra tradição muito bonita são as casinhas de biscoito de gengibre (pepparkakshus) decoradas com glacê, nos supermercados se encontra as casinhas pré-montadas e todas as decorações, essa é uma das poucas coisas em que se usa um pouco mais de cor, uma vez que a tradição é decorar juntamente com as crianças da família. A casinha pode durar até um mês.

 

Religiosidade

 

          Como é sabido a Suécia não é um país muito religioso, a maioria da população se declara ateu, no entanto algumas tradições religiosas ainda são mantidas e respeitadas como manifestações culturais e históricas, uma das mais bonitas é a celebração do dia de Santa Luzia ou Santa Lucia, a manutenção dessa cerimonia tem muito a ver com a escuridão dessa época do ano. Lucia (é sem acento mesmo e se pronuncia com acento tônico no i) é celebrada nas escolas, nas praças e principalmente nas igrejas suecas, no dia 13 de dezembro. A cada ano uma jovem é escolhida para representar Lucia, ela vai usar um vestido simples branco com uma faixa vermelha na cintura e uma guirlanda com velas na cabeca. Nas escolas crianças também se vestem de papai Noel e de biscoito de gengibre.

          Na cerimônia Lucia entra na igreja seguida por suas damas de companhia (Lucia tärnorna) todas vestidas de branco e com guirlandas douradas ou prateadas nos cabelos e pelos meninos estrela (Stjärngossarna) também vestidos de branco, com chapéus de cone com estrelas e carregando velas ou estrelas brilhantes. A procissão chamada de Luciatåg (trem de Lucia) entoa cânticos e recita poemas sobre o natal, o inverno, a fé , a escuridão e a luz.

 

A Ceia

 

          Assim como no Brasil o jantar na véspera de natal, seguido da troca de presentes é uma tradição familiar, o frio faz com que juntar todo mundo e ficar pertinho seja mais aconchegante. No cardápio não existe o nosso amado peru, em seu lugar está o presunto de natal (julskinka) assado por horas no forno, coberto com uma crosta feita de mostarda, ovo e farinha de rosca, como acompanhamento temos um gratinado de batatas com anchovas (Janssons frestelse), mini salsichas (prinskorv) e almondegas especiais de natal (julköttbular), para a sobremesa serve-se um tipo de arroz doce (ris a la malta), nele se coloca uma única amêndoa descascada e de acordo com a simpatia a pessoa que encontrar a amêndoa se casará no ano seguinte.

          Depois do jantar, que acontece geralmente mais cedo do que no Brasil, alguém sempre precisa ir ”buscar o jornal”, essa é a desculpa dada às crianças para justificar a ausência de um dos familiares que vai se vestir de papai Noel e voltar para distribuir presentes, é comum usar uma máscara de papai Noel, que eu particularmente acho assustadora, mas que ajuda as crianças a acreditarem que aquele não é o parente ausente.

          Além de tudo isso a véspera de natal é a noite em que as crianças assistem desenhos antigos, se bebe o glögg (uma espécie de quentão), se contam histórias de natais passados, se joga bingo-lotto (uma versão sueca da tele-sena) e se passa tempo com a família.”

 

IMG-20151129-WA0022
FOTO BY MARIANA ROSA
IMG-20151129-WA0023
FOTO BY MARIANA ROSA
IMG-20151129-WA0024
FOTO BY MARIANA ROSA
IMG-20151129-WA0025
FOTO BY MARIANA ROSA
IMG-20151129-WA0015
FOTO BY MARIANA ROSA

2 comentários em “Natal Sueco, por Vilma Alencar

    Nanda Campos disse:
    30 de novembro de 2015 às 15:50

    Uau que bacana! Amoooo história e amei este texto. Deu vontade de estar ai curtindo cada item compartilhado aqui. Obrigada! Bjssssss

    Curtir

    dalielaine respondido:
    30 de novembro de 2015 às 20:17

    Muito legal. Ne?
    A vilma descreveu tudo com bastante detalhes.
    Amanja comecamos o calendario do chicolate. Vou colocar fotos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s