Notas e Moedas Novas

Postado em Atualizado em

No mês de Outubro começaram as trocas de notas e moedas daqui da Suécia.

Serão introduzidas notas de 200 Krones e moedas de 2 Krones.

As novas moedas serão mais leves, para menor custo e mais conforto para os cidadãos.

Mas o que tem aparecido aqui no jornal é que a Suécia pretende não usar mais dinheiro por volta dos anos 2030. A intenção é mais segurança para a população e menos gastos com a manutenção das cédulas.

Aqui, 4 em 5 pessoas fazem pagamento com cartão de debito ou credito. Existem muitos lugares onde só é permitido pagar com cartão e não aceita dinheiro de jeito nenhum.

Nos ônibus e no trem, por exemplo, não pode pagar com dinheiro, tem um cartão próprio de ônibus, que deve ser carregado nas rodoviárias, postos de gasolinas e alguns outros estabelecimentos (o carregamento do cartão pode ser feito em dinheiro).

Sobre as notas novas e as pessoas escolhidas para homenagear nas cédulas:

Na nota de 20Sek está a Escritora Astrid Lindgren.

Astrid Lindgren nasceu em 1907 em uma fazenda em Småland na Suécia e muitos de seus livros são baseados em sua família e memórias de infância. Mas a famosa Pippi Meialonga, sua personagem mais famosa, foi inventada originalmente para entreter sua filha Karin. Seus livros foram traduzidos em 85 idiomas em mais de 100 países.

Astrid Lindgren também tornou-se conhecida por seu apoio aos direitos das crianças e dos animais e por sua oposição a punição corporal, levando a ganhar um Prêmio Nobel Alternativo por sua dedicação à justiça. Não-violência e compreensão das minorias, bem como seu amor e cuidado pela natureza.

Na nota de 50Sek esta Evert Axel Tauber

Evert Axel Tauber foi um artista, compositor e cantor sueco. Nascidos 1890 em Gotemburgo, morou na Argentina por muitos anos e voltou para a Suécia em 1915, devido a Primeira Guerra Mundial

Evert ganhou muitos prêmios como compositor, pintor e teve vários livros de poesias publicados.

Na nota de 100Sek está Greta Garbo

Greta Cargo nasceu em 1905, Em Estocolmo. Aos 19 anos foi convidada para ir atuar em Hollywood, sua atuação levou filmes a ganharem Oscar. Em Hollywood, pulou todas as etapas comuns de uma atriz, começando logo como estrela e protagonista. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada, e só concedeu quatorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e muito se especulou sobre a atriz.

Na nota de 200sek está Ingmar Bergman

Ernst Ingmar Bergman Nasceu em Uppsala, em 1918v foi um dramaturgo e cineasta sueco. Diretor de alguns dos mais influentes e aclamados filmes de todos os tempos (Persona, O Sétimo Selo, Viskningar och rop, Fanny och Alexander e Cenas de um Casamento) alguns dos temas centrais das obras do diretor são voltadas para um estudo psicológico dos personagens e a má influência da religião na vida das pessoas.

Ganhou muitos prêmios ao longo de sua vida, como três Óscares na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o Prémio do Júri, no Festival de Cannes, Prémio de Melhor Realizador, no Festival de Cannes, Prémio Especial de Melhor Humor Poético, duas vezes o Leão de Ouro, no Festival de Veneza, Prémio FIPRESCI, no Festival de Veneza, um Leão de Ouro em homenagem a sua carreira no cinema, quatro vezes o Prémio Bodil de Melhor Filme Europeu… entre muitos outros.

Na nota de 500SEk esta Birgit Nilsson

Märta Birgit Nilsson nasceu em Västra Karup, em 1918) foi uma soprano dramática sueca, famosa principalmente por seus papéis em óperas de Richard Wagner, Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Richard Strauss

Desde 2009 há na Suécia o prêmio Troféu Birgit Nilsson em seu nome que dá um milhão de euro, o primeiro ganhador foi Plácido Domingo.

Na nota de 1000Sek esta Dag Hammarskjöld

Dag Hammarskjöld nasceu em Jönköping, em 1905, embora tenha vivido a maior parte da infância em Uppsala. Era o mais jovem e quarto filho de Hjalmar Hammarskjöld, Primeiro-Ministro da Suécia.  Seus antepassados tinham servido a Coroa Real Sueca desde o século XVII. Estudou na Universidade de Uppsala, onde obteve graduação e pós-graduação em Economia Política e Direito.

Ocupou cargos políticos no governo da Suécia, onde foi ministro, e no Banco da Suécia, do qual foi presidente. Foi secretário-geral das Nações Unidas, e sua conduta regeu-se pelos princípios da imparcialidade e da independência.

Bem, um pouco de pesquisa, história e cultura não faz mal a ninguém, né?

Mas o que achei interessante nisso tudo, é que não são os reis, rainhas, príncipes ou princesas que estão nas notas e sim personalidades que contribuíram para história da Suécia. A família real está estampada nas novas moedas.

vinnarcollage_High_press-1024x974

1419861564_mynt_montage1_583x395px_low_130611 (1)

Ah!!!!! É muito importante lembrar que moeda vale muito aqui na Europa. Näo se pode tratar moeda como “pouco” dinheiro. Uma moeda de 1 Euro ou 10 Sek valem quase 5 reais.

Cuide muito bem de suas moedas!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s