Estocolmo
Faz 10 meses que estou na Suécia e ainda não conhecia Estocolmo. Eu estava esperando pra ir conhecer quando os familiares viessem visitar. Porque por mais que seja perto(1h e meia a 2hs), não é barato. O trem custa em torno de 300 a 500 Sek por pessoa (por trecho) e de carro custa em torno 520 Sek, fora o estacionamento que custa em torno de 300 Sek.
Enfim, surgiu uma oportunidade de trabalho e enfim fomos conhecer esse lugar tão maravilhoso e tão bem falado pelos moradores de Linkoping.
Chegando lá, fomos direto andar pelo centro. A cidade é rodeada de mar, construções antigas gigantes e prédios modernos e cheios de luzes.(Aqui em Linkoping não tem muita variedade de lojas e restaurantes, Linkoping é uma cidade do interior, então todas essas imensidões de prédios e luzes, nos deixam deslumbrados)
Eu sou do Rio de Janeiro capital, então confesso que fiquei maravilhada com as lojas e restaurantes de lá. Tem todas aquelas lojas dos Estados Unidos. Victoria Secrets, sephora, Michael Kors, Hollister, Tommy, Mac…..mas o preço é bem mais salgadinho que nos EUA. No meu caso, só deu para passear e tirar foto, Não compramos quase nada, a única loja que sai com uma sacolinha foi a Hollister.
A parte antiga da cidade é linda. Chama Gamla (velho/antigo em Sueco) Stam. Tem muita história e muitas lojinhas de souvenires. E nessa parte antiga também fica o Museu do Prêmio Nobel e o Palácio Real
Por sorte, quando chegamos no palácio, extamanete 12hs, estava começando a troca de guarda. (Foi no sábado. Não sei se tem todos os dias).
(Mas os soldadinhos suecos podem se mexer e coçar o nariz se for preciso kkkkkk. Quando estive em Londres fiquei com pena do soldado que estava com o nariz escorrendo meleca pela boca e não podia nem se limpar. Tadinho).
Depois fui ao centro de informação turística perguntar aonde ficava a ponte que tinha a coroa.
Sei que é um dos cartões postais da cidade, mas não conseguia achar onde era.
Chegamos lá depois de caminhas uns 20 minutos.
É realmente linda vista da ponte. Vale a pena a caminhada. A Coroa fica nessa no meio da ponte, marcado pela seta no mapa abaixo.
No dia seguinte fomos conhecer o Tekniska Museum. ( Museu da Tecnologia)
O museu tem muita coisa bacana. É super interativo e no final tem um parque bem colorido, fazendo a alegria de todas as crianças. Levamos a tarde toda para conhecer todo o museu. E pagamos para assistir o filme 4D.
O Filme era sobre vulcões. Micael conhecia muito pouco sobre as camadas da Terra e todo os processos dos vulcões. Foi maravilhoso e super educativo. Aprovadíssimo.
Deixamos pra conhecer o Grona Lund no Ultimo dia. O parque fica em uma das ilhas de Estocolmo. Só a paisagem já vale o passeio.
Confesso que nos estávamos esperando muito pouco do parque, por que ele não é um parque grande.
Chegando lá, pra nossa surpresa o parque tem bastante brinquedo. Muitos brinquedos radicais e a única montanha russa plana/2D do mundo.
Logo ao lado do parque, fica o Museu do Abba (Grupo que canta Mamma Mia). Mas esse museu vou deixar para ir quando meus sobrinhos vierem.
Ficaram faltando conhecer muitas coisas ainda. Estou doida pra conhecer o Museu do Vasa e o Palácio Real por dentro. Mas esse passeios só irei quando minha mãe vier. Donana é uma enciclopédia em forma de gente!!! Ir em museu de história não tem a mesma graça sem ela.
Bem, essa foi minha primeira e inesquecível experiência em Estocolmo!
30 de setembro de 2015 às 16:48
Uau que lindas fotos, da vontade de conhecer!
Agora você deve ter ficado com saudades dos EUA e da Penepole quando viu este comércio maravilhoso!
Bjs
CurtirCurtir