Estudando na Suécia, por Debora Martini

Postado em Atualizado em

“Oi gente, meu nome é Débora e eu sou de Belo Horizonte! Estou estudando em Linköping e conheci a Elaine e blog em buscas na internet sobre a cidade (na verdade quem achou foi minha madrasta e me mandou hehe). Ela pediu pra eu contar um pouco mais de como eu vim parar aqui.

Minhas história de mudança pra Suécia começa em 2013, quando visitei o país pela primeira vez. Eu já queria fazer mestrado e morar fora há muito tempo, mas ainda não tinha decidido exatamente onde.  Passei o Natal e o ano novo na casa da tia do meu namorado, em Helsingborg, uma cidade no sul da Suécia, de onde dá até pra ver a Dinamarca do outro lado do mar. Nós simplesmente apaixonamos pelo lugar. Como as pessoas eram simpáticas e todos falavam inglês super bem, como até no Mc Donald’s o lixo era separadinho para ser reciclado, tudo parecia funcionar muito bem. O frio e a língua oficial que não falamos, ainda, não assustava a gente. Decidimos, então, nos inscrever para mestrados aqui.

Eu procurei por programas e matérias na minha área de interesse, Estudos de Gênero, e aí achei a Linköpings Universitet. Me inscrevi, com todo o estresse que isso involve, e recebi a resposta: Fui aceita! É uma felicidade enorme, mas logo depois vem mais estresse. Seguro saúde, traduzir documentação, comprar passagem, arranjar moradia. Minha vantagem, e que vantagem enorme, é que eu tenho cidadania italiana e isso significa duas coisas quando se quer estudar aqui: você não paga mensalidade (ufa, senão nem estaria aqui!) e você não precisa de visto para permanecer no país. Ainda existem algumas pequenas burocracias, mas nada comparado à de conseguir visto.

Eu tive muita dificuldade em conseguir moradia. A universidade dizia que, como eu não pagava mensalidade, eu não tinha o direito de tentar a residência deles. Saí a procura de apartamento, com muitas frustrações. Não recebia respostas, de ninguém. Até que uma moça me respondeu, mas o apartamento era em Norrköping, uma cidade vizinha que, de carro, demora 40 min. Eu pensei: “Poxa, 40 min não é nem o tempo que gasto pra ir pra minha faculdade aqui em BH, vai dar tranquilo.” Mas esqueci de levar em consideração que eu nao estaria mais de carro, dependeria do transporte público. A jornada de 40min se transformou em 1h30, às vezes até 2h, e com horários muito limitados de volta na parte da noite. Se eu quisesse sair, tinha que arranjar outro lugar para dormir. Nunca me identifiquei tanto com a música Trem das Onze.

Saí, então, em busca de nova acomodação. Mandei muitas mensagens, abria os sites todos os dias. Aí encontrei um quarto para alugar em um apartamento perto da faculdade. E a pessoa me respondeu! Fiz uma entrevista com a pessoa que aluga o apartamento, uma sueca-filipina (ela anotou minhas respostas e tudo!) e ela acabou me convidando para alugar o quarto. Moro com ela e com uma britânica que também estuda na LIU.

Meu curso é bem diferente. É semi-presencial, temos 3 semanas de aulas intensivas por ano acadêmico, uma em agosto, uma em fevereiro e outra em maio. No resto do tempo, fazemos leituras, escrevemos uma reflexão sobre elas, temos um encontro semanal online, em grupos de 10 alunos, para discutir os tópicos e temos algumas aulas com professores, às vezes ao vivo, às vezes gravadas. É um sistema muito interessante, principalmente porque possibilita quem não pode largar o emprego integral ou mudar completamente para outro país, mesmo assim, estudar. Mas é muito difícil sair de um sistema completamente baseado em professor e sala de aula para algo que depende de você para dar certo. Está sendo um desafio, mas acho que indo bem!

Estou aqui há um mês, com muitos altos e baixos, período de adaptação. Agora estou acumulando forças pra enfrentar o inverno que já já chega, afinal, ainda é verão, mas chega a fazer 10 graus!”

IMG-20150911-WA0010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s