Estudando na Suécia, por Pedro Maia

Postado em Atualizado em

“Mestrado na Universidade de Linköping

Fazer um curso de mestrado na universidade de Linköping é algo extremamente gratificante. Em dois anos de curso você faz 14 disciplinas distribuídas pelos primeiros 3 semestres e a tese de mestrado, sempre ligada à pratica, no último semestre.

As aulas das disciplinas são ministradas em salas de tamanho variado, de acordo com o tamanho da audiência, com ótima iluminação, quadros brancos móveis e projetores multimídia, sempre buscando a participação ativa do aluno, seja em seminários, estudos de caso, ou discussões em grupo.

As disciplinas são avaliadas por meio de provas, trabalhos individuais ou em grupo, ou ainda por combinação destes. Caso o aluno não tenho êxito na prova, o mesmo possui duas outras oportunidades de realizar novamente o exame nos períodos seguintes, sem necessidade de refazer a disciplina.

A universidade proporciona todo o apoio necessário para que o aluno alcance êxito no curso, como salas de estudo em grupo, as quais podem ser reservadas por internet no site da universidade, internet sem fio em todo o campus, acesso para download de programas computacionais e uso destes (enquanto aluno da universidade), salas de computadores, cozinhas onde o aluno pode esquentar sua própria comida, uma excelente biblioteca com diversas mesas de estudo individual ou em grupo, biblioteca digital com acesso à artigos acadêmicos de diversas partes do mundo, e aos principais jornais e periódicos do meio científico, mesas de estudo por todos os corredores da universidade, restaurantes, livraria e complexo esportivo (com pagamento de mensalidade).

Nas disciplinas, há grande ênfase a trabalhos de grupo, como forma de incentivar o exercício de liderança, a convivência com pessoas de diferentes culturas, opiniões e formas de agir, bem como incentivar a participação ativa de todos.

No inverno, a temperatura na cidade pode chegar aos – 20 graus, mas no interior dos prédios da universidade a temperatura e sempre em torno dos + 20 graus. A falta de sol também faz falta, já que no inverno o dia dura das 10:00 as 16:00h, mas nada que os comprimidos de vitamina D não resolvam.

A cidade é calma e segura, o que facilita os deslocamentos por ônibus ou bicicleta, facilitando em muito a vida dos alunos estrangeiros. Linkoping conta ainda com ligação de trem para diversas cidades importantes da Suécia e de outros países, bem como um pequeno aeroporto, tornando possível a vinda direta do Brasil, em voos com escala em Amsterdã.”

2 comentários em “Estudando na Suécia, por Pedro Maia

    Nanda Campos disse:
    16 de setembro de 2015 às 10:10

    Seu blog esta nos tornando apaixonados pela Suécia ainda mais frente a fase negra que estamos vivendo aqui ☺ Bj

    Curtir

    dalielaine respondido:
    16 de setembro de 2015 às 10:21

    Antes eu deixava todo mundo com votande de ir a Disney, agora vai todo mundo ficar com vontade de vir a Suecia kkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s