Conhecendo outro pais vizinho – Noruega

Postado em Atualizado em

Fim de férias e surgiu mais uma viagem com os amigos.

Foi tudo de última hora e como fomos juntos com uns amigos, não sabíamos nem para onde estávamos indo A única informação que eu tinha era que íamos passar uma semana viajando de carro pela Noruega. Levando barraca de camping, sacos de dormir potentes e etc….

Ahhh e bikes! O pessoal que foi com a gente é animado. Todos ciclistas, para felicidade do meu marido,

Saímos de Linkoping segunda feira em direção a Oslo (capital da Noruega) faríamos uma parada na parte histórica da cidade, onde tem um museu aberto e seguiríamos rumo a Hemsedal.

Quase chegando em Oslo, já com um pouco mais de 5hs de viagem, o pneu do carro furou, ja estávamos na Noruega, nosso seguro de carro já não valia mais nada. Era em torno de 3hs da tarde, conseguimos chegar em um posto de gasolina. E tentamos selar o pneu com esses produtos q vendem em posto. Nada feito. Não deu certo.

Tentamos tirar o pneu para colocar o step e chegar até o borracheiro, mas nosso carro, de 1994, estava com todos os parafusos muito velhos. Ninguem conseguiu abrir…resumindo, tivemos que chamar um mecânico para ir até o local so pra abrir o parafuso pra gente e selar o pneu. Isso nos custos 3000sek. Isso mesmo, mil reais pro mecânico trocar o pneu.

Quando isso tudo acabou, os borracheiros ja estavam todos fechados. Tivemos que parar no camping mais próximo e dormir por ali mesmo. Faltavam 30 minutos para chegar em Oslo.

Estávamos em uma cidade chamada Ekeberg. Por sorte, o camping ficava do lado que um parque lindo. Estava tendo uma exposição de esculturas de vários artistas. Fomos passear por la a noite e dar uma relaxada pra esquecer os gastos e começar a aproveitar a viagem.

No dia seguinte de manhã fomos no borracheiro e colocamos pneu super. novos e potentes kkkkk  não ter mais problemas, pelo menos com pneus.

E continuamos a viagem rumo a Hemsedal. Foram 3hs de viagem de Ekeberg, que fica a minutos de Oslo. Onde os meninos foram pedalar. Lá tem uma grade estação de Ski, e no verão, a estação funciona como bike park. Eu, Micael e meus amigos (o casal mais lindo e fofo de todos) fomos passear de teleférico e nos aventurar subindo as montanhas até chegar na neve!

unnamed (2) unnamed

Foi um passeio maravilhoso. Tudo era perfeito. O clima, a companhia, a felicidade do meu filho, a paisagem.

Passamos dois dias acampados lá ( o camping custou 260sek por barraca, mas também  tinha cabana com cozinha e sem banheiro por 400 sek pra 4 pax) e depois subimos pra Stryn (Foram 5 hs mais ou menos de viagem) onde visitaríamos os Glaciares.: o primeiro chama-se Briksdal, e o segundo, Jostedal (onde tem as paisagens que inspirou o desenhista do Frozen)

Foi uma caminhada de mais ou menos 40 minutos cada. Por trilhas. São trilhas fáceis, sem escaladas ou precipícios. Mas acho que com criança pequena fica difícil.

Micael curtiu demais cada minuto do passeio. Ficava feliz de pular de pedrinha em pedrinha, atravessar os rios, passar por paisagens incríveis, por cachoeiras e ficou deslumbrado quando avistamos o Glaciar. Aliás todos nós ficamos. Eu fiquei emocionada com tanta beleza. Com a imensidão de gelo azulado. Lindo demais.

DCIM103GOPROGOPR7000.
DCIM100GOPROG0321145.

Eu mudei completamente minha forma de ver as coisas. De como organizar uma viagem. Nas outras viagens que eu fiz, eu sempre procurei por museus, parques de diversões, shows. Tudo na maioria das vezes era pago e muito caro. Nunca tinha incluído um roteiro de trilha ou de natureza. Achei que Micael ficaria entediado ou não curtiria. Essa viagem me fez ver tudo de forma simples. Além de não gastar dinheiro nenhum nos passeios, porque eram gratuitos e nos todos levamos sanduiches, agua e frutas, meu filho aprendeu a se interessar por pequenas coisas, como pedras de diferentes cores e tamanhos, flores, montanhas…

A partir de agora qualquer viagem que fizermos, irei incluir pelo menos um ou dos dias para fazer passeios naturais.

Em Stryn ficamos em uma cabana que dava pra 6 pessoas. Uma casinhas linda na montanha, com  banheiro, cozinha completa, sala de jantar, sala de estar, lareira. Muito limpa e muito aconchegante. Custou 900sek a cabana pra 6.

DCIM103GOPROGOPR6872.

De Stryn pegamos uma ferry (com o carro tambem) até Geiranger.

Geiranger é  Reconhecido pela UNESCO como área de proteção mundial, o fiorde Geirangerfjord é cercado por picos nevados, cachoeiras.

DCIM101GOPROG0571892.
DCIM101GOPROG0591947.
DCIM101GOPROG0611981.

Passamos por uma rota chamada Eagles Road, e depois passamos por outra parecida chamada Trollstigen. E nesse trajeto vimos o paredão de pedra, o maior do norte da Europa, o Trollveggen.

E depois descemos até Lillehammer.

Lillehammer é uma cidade pequena, mas bem turística. Sediou as olimpíadas de inverno de 1994 e tem um seriado com seu nome, de uma americano que foi morar lá.

11822744_10153619613538319_8292134214131965436_n

11701147_10153619613053319_5627382982201634499_n

Lá também ficamos em cabana (não era bem em lillehammer, era em Skei, pertinho de lá).  Na verdade era uma cabana muito alto nível. Tava mais pra resort. La tinha teleférico porque no inverno tem pista de Ski.  Também foi 900sek a diária para todos. La tinha dois quartos com cama de casal e beliches, dois banheiros, cozinha, tv, sala de estar com sofá cama de casal, Caberia confortavelmente 10 pax.

Em lillehammer fomos conhecer a cidade. Tem uma ruazinha charmosa de compras, um Museu de história Viking e um parque temático chamado Hunderfossen.

O parque é todo voltado para o folclore norueguês que fala dos Trolls.É um parque lindo, que conta bastante da cultura norueguesa.  O parque é pequeno, mas os brinquedos que tem são bastante diferentes. Bem legais. Não tem nenhum brinquedo radical. É ótimo pra criança pequena. Custou 400 sek por pessoa.  Ahh lá tem piscina e tobogã aquecidos, então levamos sunga e biquíni.

DCIM102GOPROGOPR2189.

11703049_10153619611028319_3330375916328407425_n

Voltamos de viagem depois de 8 dias. 2.200km rodados, muita cultura na bagagem.

Todos me perguntam se foi muito cara a viagem porque a Noruega é o pais mais caro do mundo

Respondendo… não foi cara a viagem porque ficamos em campings e cabanas. Levamos comida em lata, macarrão, arroz e feijão. Compramos frutas, pães, frios e verduras nos mercados. Fizemos todas as refeições em “casa”. A única refeição que fizemos fora foi no parque e foi bem cara pouca. Não recomendo.

Se eu fizesse essa viagem de novo não levaria toda a tralha de camping. Foi um trambolho e peso no carro.  Da pra ficar em cabanas/casinhas em todos os camping, em toas as cidades. As vezes sai até mais barato que o camping. Levaria lençóis e toalhas que não tem nessas casinhas. Nao levaria sopa em pote porque eram horríveis. Só levaria milho, macarrão, arroz, pão, azeite, sal, açúcar, manteiga, leite em pó, cereal, granola, banana, maca, laranja e legumes que não estragam, atum e carne e frios para os dois primeiros dias, depois iria comprando nos mercados o que faltasse. Levamos latas e comidas de vidros demais. Foi muito peso desnecessário no carro. Valeu como aprendizado.

Recomendo a todos!!! Noruega, amor a primeira vista!

11403167_10153619617783319_308034480005270694_n 11752470_10153612736753319_146556904181133323_n 11059512_10153619617948319_675456351105137251_n

Anúncios

Um comentário em “Conhecendo outro pais vizinho – Noruega

Karine disse:
    31 de julho de 2015 às 19:52

A foto do Micael de rosto sorrindo tá mto linda! Mostra a total felicidade dele