Mais sobre escola

Postado em Atualizado em

Boa tarde!!!!

16hs em Linkoping, 11hs da manhã do Rio de Janeiro!!!

Bem, o blog estava abandonado porque não estou conseguindo ajustar a configuração pra postagens dos leitores. Então tinha desanimado. Mas essa semana muita gente tem me procurado no facebook por que saiu a primeira lista dos Brasileiros que estão vindo pra linkoping.

(obs. acabei de perceber que o note que comprei aqui não tem acento til. Perdoem. Vai ser a com trema mesmo.)

A primeira pergunta de todos é a mesma: Como procurar e matricular meus filhos na escola??

Vou contar minha experiência…

Meu filho tem 8 anos. Faz 9 em Julho. No brasil ele estaria cursando o 4o ano agora. Terminou o 3o ano em Dezembro. Estava alguns meses adiantado. Era o mais novo da turma.

Chegando aqui, fomos na Atlas School.  Näo é preciso levar nenhum documento (nem histórico). Toda criança na Suécia tem obrigação de ir a escola a partir dos 6 anos.

Aqui ele entrou no 2o ano (pela idade), mas seus livros sao de acordo com o proprio desenvolvimento. Ele está no livro do 1o ano de inglês e livro de 3o ano de matemática. Então depende de cada criança. Aqui não tem prova. As crianças vão fazendo seus livros, cada uma no seu ritmo. São separados por idade. A atlas tem duas turmas internacionais. A turma do Micael que é de 6 a 8 anos e tem a turma que ele vai em agosto q é de 9 a 12 nos.

O ensino aqui é bem diferente do Brasil. Micael está aprendendo a multiplicar agora…matéria que ele aprendeu a 2 anos atrás no Brasil. Mas, eles aprendem muito bem. Tem uma base muito boa. Usam o método parecido com o do Kumon.

Como nós teremos que voltar para o Brasil em 3 anos, estamos estuando a matéria do brasil paralelamente, assim ele não vai ficar tão perdido quando voltar.

Pontos Positivos: Tem tempo pra brincar, 2 recreios com o total de 1h e meia. Nesse tmep0o eles socializam com crianças do mundo inteiro, aprendem inglês, brincam de brincadeiras que não conhecemos no Brasil, são crianças de verdade, tem aulas extras super uteis pra toda vida, como costura e  marcenaria. Aprendeu tudo na pratica, tem muitos passeios divertidos e diferentes. Só podem comer comidas saudáveis na escola. E é Gratuito. Tudo gratuito. Não precisa levar nenhum material (nenhum mesmo, nem o básico como lápis e borracha). Não tem nenhum tipo de frescura, criança brinca ao ar livre todo dia. faça chuva, sol ou neve.  Fica localizado no centro, então, dá pra ir de bicicleta de qualquer bairro (tem ciclovia na cidade toda). O ensino é mais lento, porem a criança tem tempo de ser feliz, sem estresse. Nos feriados a criança não leva dever pra casa. ah e dever só uma vez na semana.

Pontos Negativos: O ensino não acompanha o do Brasil, pra quem vai voltar, é um problema. É preciso acompanhar em casa, pra não perder o ano quando voltar pro Brasil.

Na primeira semana foi tudo lindo e maravilhoso. Neve no Recreio, muita diversao. Mas depois vieram as diferenças de cultura e houve uns conflitos e dificuldades pra se relacionar…

Mas agora esta tudo ótimo!!! Já é amigo de todo mundo e está super feliz!!!

link da escola:

http://www.linkoping.se/Skola-barnomsorg/Grundskolor/Kommunala-grundskolor/Atlasskolan/

Bem pelo que tenho perguntado por aqui, funciona assim:

6 meses à 5 anos – Creche.

Precisa chegar aqui na cidade primeiro. Fazer o requerimento da documentação (Personummer = CPF), depois fazer o requerimento da creche. Isso leva em torno de 5 meses.

Não é grátis. Mas não é caro. Em torno de 800kr.

6 a 12 anos -Escola Sueca, de preferência a do próprio bairro ou a Atlas Skolan.

Gratuito.

12 a 17 anos – Escola Sueca ou Engelska Skolas

site: http://linkoping.engelska.se/

Estive conversando com a professora do meu filho, e ela disseque pra entrar na Atlas é preciso saber se comunicar pelo menos o básico em inglês. Então, comece a falar com seu filho em ingles hoje!!!! coloque ele em algum curso…caso você venha morar aqui e queira que seu filho estude em inglês. Caso contrário, ele irá pra escola sueca mesmo, terá ajuda de uma professora brasileira de 15 em 15 dias ou 1 vez por semana.

Toda mãe que trabalha ou estuda tem direito a colocar seu filho no Fritids (integral), nesse caso é cobrado uma taxa. O valor é proporcional ao salario.

As escolas aqui geralmente vão de 8 as 14hs. Tem dias que sai as 13hs.

As creches tem horários diferentes… minha amiga Camila Pinheiro vai escrever um post bem legal essa semana contando sobre as creches. Elas tem duas meninas lindas. De 18 meses e 4 anos. As duas já estão bem adaptadas na creche. Ela irá contar melhor os detalhes…

Micael e sua apresentacao sobre o trabalho do seu pai.

A professora sempre manda emails com o conteúdo da semana e fotos do dia a dia.

Anúncios

8 comentários em “Mais sobre escola

    Valeska disse:
    28 de julho de 2015 às 21:59

    Olá ,
    Eu e minha família vamos morar em linkoping por seis meses, a partir de agosto . Ainda não tenho a data que chegaremos em agosto , em função da burocracia que está correndo . Tenho duas filhas uma de 6 anos e uma de 12 , que fazer 13 anos m outubro .
    Qual seria a escola para elas ? A mais nova está no 1 ano , alfabetização e a mais velha no 7 ano .
    Conto com sua ajuda . Obrigada

    Curtir

      dalielaine respondido:
      6 de agosto de 2015 às 07:25

      Valeska,

      Acredito que a mais nova ira para a mesma ecola que meu filho, Atlas Skolan. E as duas mais velhas para a Engelska Skolan.
      Elas ja estao aprendendo ingles?
      Tnte colocar muitos filmes, desenhos, musicas em inges para elas. E se voce falar em ingles, coomecar a falar em ingles dentro de casa.
      É muito estranho no comeco, e eu nao consegui fazer isso muito bem aqui em casa. Mas incuimos alguma brincadeiras. Como no carro a gente brinca de adedanha/stop só com palavras em ingles, e outras brincadeiras…

      Curtir

    Lúcia disse:
    31 de agosto de 2015 às 16:00

    Adorei esse post Elaine! Estamos chegando aí em outubro. Vítor esta bem ansioso devido a escola, preocupado, mas quando li essas informações para ele, ja se animou um pouco. Ele fala o básico do ingles, que aprendeu na escola, mas percebo que tem muita facilidade com a lingua. Vou começar a conversar mais com ele em ingles e seguir suas dicas!!!! Obrigada!

    Curtir

      dalielaine respondido:
      31 de agosto de 2015 às 16:04

      Ola!! que bom!
      Qual idade vitor tem?
      É bem mportante q ele consiga se comunicar pelo menos no basico. ensine mesmo ele. todos os dias
      Ficara bem mais facil para ele quanndo chegar aqui

      Curtir

        Lúcia disse:
        31 de agosto de 2015 às 22:33

        Ele tem 9 anos, faz 10 em março 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      dalielaine respondido:
      1 de setembro de 2015 às 14:19

      Legal Lucia! Meu filho tb fez nove essa ano!! Quando chegar, se quiser, me manda uma msg….as criancas podem brincar juntas.

      Curtir

    Claudia neto disse:
    2 de setembro de 2015 às 09:40

    olá.o meu nome é claudia neto,sou portuguesa e jogo na equipa profissional de futebol de linkoping (LFC),gostava de conhecer alguns brasileiros e poder fazer algumas amizades. Claudia10_neto@hotmail.com

    Curtir

      dalielaine respondido:
      15 de setembro de 2015 às 15:10

      OLa claudia! temos um grupo no facebook. brasieliros em Linkoping. podemos nos conhecer com ctz!!!!
      vou te mandar um email!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s